Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Heráldica
 
Descrição Heráldica
 
Brasão: escudo de prata, semeado de flores-de-lis de verde; ponte de um arco, de negro, lavrada de prata, firmada nos flancos e movente de campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CEIVÃES”.
 
Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Ceivães – Monção”.
 
 
Simbologia Heráldica
 
O escudo de prata, semeado de flores-de-lis de verde, representam o topónimo Ceivães que diz ser o nome de uma flor que se colhia em seus campos.
 
 A ponte de um arco, de negro, lavrada de prata, firmada nos flancos, é a representação da Ponte de Mouro que tem a sua carga histórica de um passado monárquico, em face de aí se ter realizado em 1386, o histórico encontro de D. João I com o Duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Então se ajustou também o casamento do rei português com D. Filipa de Lencastre, filha do duque
 
A campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata, representam, simultaneamente, dois tesouros de Ceivães e de toda a região que são: o rio Minho e o rio Mouro.
 
 
Parecer emitido em 09 de Janeiro de 2007, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
 
Em de 27 de Abril de 2007, o Parecer, por proposta desta Junta de Freguesia, foi aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Ceivães. Em 01 de Abril de 2008, foi publicado na 2ª série, nº 64, página 14292, do Diário da República.
 
Processo e desenho elaborado por Carlos Alberto Mouteira Fernandes .

 



 

 

 

Brasão: escudo de prata, com uma faixa ondada de azul e prata de três tiras, acompanhada de um pé de batateira de verde, com tubérculos de vermelho, em chefe e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "BADIM - MONÇÃO".
 
 
Bandeira: azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
 
 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Badim - Monção".
 
 
Parecer emitido pela CHAAP em 23 de Agosto de 1999.
 
Publicado em D.R.: Nº 34 de 10 de Fevereiro de 2000.
 
Registado na DGAL: Nº 59/2000 de 10 de Março de 2000.
Autarcas 2013-2017...
2013-09-29 15:29:00 Em virtude das últimas eleições e da agregação de freguesias...
Tempo Viana do Castelo